Mata Komoe é um dos símbolos mais intrigantes do conjunto de emblemas da cultura Polinésia. Existe muita controvérsia a respeito desse símbolo. Apesar de sua grande importância ele é raramente utilizado nas tatuagens Polinésia. E essa importância se dá pelo fato de ele aparecer sempre no conteúdo dos tatuadores e estudiosos da cultura Polinésia que possuem um nível de conhecimento e habilidade mais avançado que a maioria.
Contudo, eu particularmente acredito que o desuso desse símbolo se dá devido a associação que se faz com uma das poucas imagens tradicionais nativas que temos conhecimento sobre a cultura nativa Marquesan. Então, abaixo podemos ver um guerreiro segurando um crânio.
Crânio da Morte
A associação do Mata Komoe a essa imagem tornou esse símbolo repulsivo.
Porém, a meu ver e deixo claro que essa é uma interpretação minha, essa associação é errônea e assimilou o Mata Komoe como algo macabro. Quando na realidade ele é um símbolo que arremete a um significado muito diferente de como é conhecido (Crânio da Morte). Mas por conveniência histórica mitológica foi assim que ele ficou conhecido e um dos motivos de não ser utilizado constantemente.
Eu poderia citar diversas motivos por eu acreditar ser Mata Komoe um dos símbolos maus auspiciosos mas pelo simples fato dele ser a capa do primeiro volume de Karl Von Deisten, (Mythes Marquesiens). Um dos livros mais importante sobe cultura Marquesan para mim já basta.
Mythes Marquisiens
Um dos Livros mais importante sobre cultura Marquesan.
O que se sabe de concreto é apenas que ele não era específico para nenhum sexo. E o desenho era frequentemente colocado nas mãos, pulsos, joelhos, pernas e tornozelos dos indivíduos.
Em resumo, esse símbolo sempre me intrigou, e ao longo dos meus estudos pude chegar a conclusão que ele é um símbolo utilizado para identificar um “Guerreiro de Destaque” dentro do clã, é assim que eu o identifico e utilizo. Eu poderia explicar os motivos que me levaram a essa conclusão, mas talvez em uma outra postagem mais completa que exigiria uma abordagem mais filosófica. Aqui estou apenas expondo sobre o significado dos símbolos Polinésio de uma forma mais sintética e particular.