Tradicional Localização das Tatuagens Polinésia:
Tradicional Localização das Tatuagens Polinésia:
A colocação sobre o corpo desempenha um papel importante na tatuagem Polinésia. Há vários elementos que herdam um significado específico, baseado em sua localização e até mesmo a relação entre elementos, seu posicionamento relativo tem uma influência sobre o significado de uma tatuagem, isso seria impossível de significar em apenas um post, desta forma deixarei apenas como um alerta.
Como todos sabem os povos da Polynesia tem como seu lema de vida a mitologia, assim como todos os povos indígenas atribuem a Deuses e eventos Naturais os desígnios de suas vidas, abaixo vou dar um breve relato sobre a ótica que os Maoris enxergavam estes conceitos, pautado em uma passagem mitológica darei inicio a estas explicações.
Os seres humanos são filhos de Rangi (o Céu) e Papa (Terra), uma vez que foram unidos. A busca do homem é de encontrar essa união de novo, o corpo pode idealmente ser visto como uma ligação entre Rangi e Papa, onde a parte superior está relacionado com o mundo espiritual para Rangi, enquanto que a parte inferior está relacionado com o mundo material para Papa. De forma semelhante para a maioria das culturas em todo o mundo as colocações de alguns elementos no corpo, tais como faixas de genealogia na parte de trás dos braços, sugerem estar relacionado ao passado e à frente para o futuro, a esquerda é geralmente associada ao sexo feminino e direito à masculina, mas isso é o menos relevante para nós ocidentais. A tatuagem deve, refletir o equilíbrio e união, contendo elementos relativos tanto a Rangi como Papa; a posição das tatuagens no corpo, muitas vezes seguem uma regra de equilíbrio: uma tatuagem na perna esquerda poderia ser igualada por outro no braço direito, e assim por diante, não devemos deixar de lembrar que isso é na cultura nativa.
1. Cabeça
É o nosso contato para Rangi e como tal, está relacionada com a espiritualidade, conhecimento, sabedoria e intuição.
O Povo Maori deu grande importância à cabeça e rosto e sua tatuagem facial, chamada de “Ta Moko”, representava um cartão de identidade, relatando informações sobre um homem, seu status e ações, seus ancestrais e suas obras também. Essa é a razão pela qual a cópia de uma tatuagem facial é considerado extremamente ofensivo: é como roubar a identidade de alguém, alegando que a sua história própria pertence a outra pessoa.
2. Tronco Superior
Acima do umbigo para o peito esta relacionado com generosidade, sinceridade, honra, alegria e reconciliação é colocado entre Rangi e Papa a fim de ter a harmonia entre eles, o equilíbrio deve existir nesta área.
1. Tronco Inferior
Das coxas ao umbigo. Esta parte do corpo se relaciona com a vida de energia, coragem, sexualidade e procriação, a independência.
Coxas, incidi a força e união a barriga é o lugar onde se origina emana do umbigo representa independência, devido ao significado simbólico associado ao corte do cordão umbilical.
Uma nota deve ser adicionada a este respeito: a independência tem um impacto positivo.
O valor na sociedade Polinésia como em quase qualquer outra cultura o individualismo não tem lugar. Todas as pessoas que dependem do mar para viver sabe a importância da sociabilidade. Povos Polinésio construíram toda a sua cultura em torno desta filosofia a Família assim torna-se um grupo maior, onde também vizinhos e amigos desempenham um papel importante, a famosa palavra para definir esta família alargada vem do Havaí: é “Ohana”, que indica o grupo familiar de pessoas, incluindo parentes, amigos e todos os mais importantes que colaboram no crescimento das crianças que cuidaram de sua alimentação e ensinamento.
4. Braços e Ombros
Membros e braços acima do cotovelo estão associados à força e bravura e eles se relacionam com os guerreiros, os chefes. A palavra Maori Kikopuku usado para designar esta parte é a união do Kiko palavras (corpo físico) e PUKU (inchada). Puku como um prefixo ou sufixo é usado também como um intensificador da palavra que qualifica, reforçando a idéia de braços fortes.
1. Antebraços e Mãos
Abaixo do cotovelo, a mesma palavra é usada para se referir tanto ao braço e mão. Esta parte do corpo se relaciona com a criação, criatividade em fazer as coisas
6. Pernas e Pés
A mesma palavra é usada para se referir tanto a perna e pé. Pernas e pés representam a avançar, transformação e progresso. Os pés, sendo o nosso contato com o Papa, a Mãe Natureza, também estão relacionados com concretização e assuntos materiais. Algo como conquistas financeira e independência para os dias de hoje.
Articulações Juntas representam muitas vezes o contato a união.
Se olharmos para o corpo como um reflexo da sociedade, podemos entender articulações, sendo os pontos onde os ossos diferentes se encontram, representam diferentes graus de relação entre os indivíduos.
Tornozelos e pulsos representam muitas vezes compromisso.
Joelhos estão muitas vezes relacionados com chefes (a ajoelhar-se diante deles).
Nota:
O posicionamento tradicional não deve impedi-lo de colocar as suas tatuagens em qualquer parte do corpo em que você pode sentir que seja adequado: acreditamos que um projeto deve ser significativo para seu dono antes do que qualquer outra pessoa julgue a posição que ela deva se encontrar. Não podemos deixar de lembrar que não somos nativos da Polinésia e assim não temos que levar a cultura a risca, deixando muitas vezes de tatuar em um local do corpo porque leu que aquele local não é adequado para aquele tipo de desenho. Sentir-se satisfeito é o mais importante. Acatar as sugestões do especialista (Tohunga) é fundamental para o bom resultado da criação do projeto, quando ele disser que não da para concluir tal ornamentação acate com confiança o que ele esta dizendo, julgue que ele esta querendo fazer o melhor para você, o que ele esta produzindo é como um filho que ele esta gerando, pois sua obra muitas vezes vai refletir a sua capacidade de entendimento perante a outras pessoas e você principalmente, dessa forma a confiança é o elo mais forte entre você o seu “Mestre Tohunga”
Mestre Tohunga: Pessoa encarregada da criação e tatuar um projeto com mentalidade e conceitos Polinésio, especialista em tatuar e conhecedor da cultura de tatuagens Polinésia.
Ao reproduzir esta postagem peço que forneça os créditos da criação, ver replicada inúmeras vezes algo que me tomou anos de estudo muito me entristece, muitas vezes penso em não mais compartilhar meus conhecimentos por conta de ver minhas postagens sendo usadas como se fosse obra do criador “PIRATA”, forma se por alguma razão for copiar minhas postagens que ao menos forneça os créditos que são meus por “DIREITO AUTORAL”
Sem Mais, Janser Tattoo