Você já se perguntou por que as tatuagens Maori no braço Full estão se tornando tão populares? Além de sua estética impressionante, essas tatuagens carregam significados profundos e culturais. Para muitas pessoas, tatuar o braço com símbolos e padrões Maori vai muito além da arte corporal — é uma forma de se conectar com valores tradicionais, histórias pessoais e elementos espirituais.
A cultura Maori, originária da Nova Zelândia, utiliza suas tatuagens (conhecidas como ta moko) para representar a identidade, status social, conquistas e ancestralidade de uma pessoa. No caso de um braço cheio de tatuagens Maori, cada detalhe do desenho conta uma história única. Mas como entender o que esses padrões significam e o que representam para quem escolhe essa arte no corpo?
1- He’o’o:
A estrela náutica do povo Polinésio. Guiar-se, orientar-se, orienta você ao longo de toda a sua vida. Quem é capaz de encontrar o seu caminho ao olhar para as estrelas é um grande conhecedor de si mesmo. Por isso, He’o’o também representa inteligência. (Corrigido em 15-09-2021)
2 – Kea:
Ou Tartaruga a tartaruga simboliza solidariedade, paciência, coragem, sabedoria e fertilidade. Também representa a honra da família e da imagem do universo. Para os povos da polinésia, a tartaruga é um dos símbolos de tatuagem mais importante, ligados diretamente a proteção, pois o seu casco é indestrutível resiste a todos os ataques.
3 – Etua:
Este símbolo aqui entra no contexto de fazer uma reverencia aos ancestrais.
4 – Aniata:
Adoração do céu (Tiu’s) que se destina a trazer sucesso e abundância. Os motivos representam a proteção dos deuses, a esperança, o sucesso, a abundância, a criatividade, o perdão, a honra, a fertilidade.
5 – Hikuhiku:
O símbolo representa o espírito guerreiro atua como proteção contra a guerra ou durante uma luta, também para proteger durante as caçadas e pesca. Também parar qualquer outra coisa que seja exaustiva.
6 – Pua´ika:
Estar sempre pronto a ouvir as pessoas, ser generoso, dar mais que receber. Ser compreensivo.
7 – Enata:
homens, mulheres e às vezes os deuses, eles podem ser colocados em uma tatuagem para representar as pessoas e suas relações: amigos, parentes, pessoas queridas.
8 – Ka’a’ke:
Caminho que os heróis seguem, dar mais do que recebe, generosidade.
9 – Pássaros:
Os pássaros herdam seus significados a partir de seus hábitos e comportamentos e aparecem em muitos provérbios e ditos na polinésia. Em geral, eles representam liberdade, a capacidade de se elevar acima terrena e ver a vida de outros ângulos.
10 – Vai to’e:
Este símbolo em síntese representa fertilidade.
11 – IPU:
Conexão mental com seus antepassados, eles não só fundaram essas raízes, são eles que protegem de longe, de outro mundo, muitos símbolos foram tatuados para honrar esses antepassados, lembrá-los e pedir sua proteção.
12 – Pa’io’io:
Espíritos Protetores, força espiritual emanada dos ancestrais.