fbpx

Good Luck Tattoo Studio

Rua Piauí, 257 - São Caetano do Sul - São Paulo - Brazil

Significado da Tatuagem Samoana Nativa

Tatuagem Samoana Tradicional – “Pe’a” – significados:

As linhas e decorações ilustradas abaixo, são tatuadas nas pernas até o abdômen e na região lombar, referem-se a códigos de comportamento e um sentido de responsabilidade para com a família, e aos ritos jovens de iniciação na vida da comunidade.

O pe’a sublima um sistema em simbiose estreita com as famílias e comunidade, além disso, é uma manifestação de ordem hierárquica e um forte sentido de proteger os membros mais fracos do grupo.

Tatuagens Samoanas não são para expressar rebelião, mas a harmonia, o patriotismo, responsabilidade e consciência da capacidade e limitações. O sentido de construir é dominante, os sinais são feitos de modo a refletir a evolução mental e hierárquica.

Há todo um sistema social e cultural firmemente baseada na busca de harmonia entre as várias partes, sejam eles ligados à idade das pessoas ou posição social. Uma harmonia interior que reflete a a natureza e suas belezas, coisas que todo Samoano redescobre a cada manhã ao acordar.

O Samoana tradicional “Pe’a” deve ser feito apenas por um Tatuador autorizado, que tenha o conhecimento sobre todos os aspectos culturais Samoano.

Abaixo uma breve explicação sobre os significads de uma Tatuagem Samoana Nativa

 

Imagem 1, ponto 1: Va’a (Barco, canoa)

O Va’a (Canoa), que é a faixa preta com cerca de 20 cm de largura em toda a volta com faaulutau em ambas as extremidades indo em direção a frente nas axilas, representa a Aiga (Grande Família) que o portador do tatau deve proteger (com lanças).

Quando os Samoanos praticavam o canibalismo, foi muito menos perigoso viajar por mar do que terra. Assim, o Va’a, Ou navio, é um símbolo de segurança.

Este desenho identifica um aspecto com fortes significados sociais, na verdade, quando um jovem recebe uma Va’a tattoo, ele assume responsabilidades em muitas esferas da vida e em grupo. Ao longo do tempo ele será um chefe, sua família vai confiar-se a ele e servi-lo. Sua canoa será preenchida com coisas boas e ruins oferecidas pelos membros de seu grupo. Ele será o juiz de todos os assuntos e se qualquer disputa ou atrito surgir ele deve estar sempre pronto para resolver o problema. Ele vai ser muito paciente e todas as dificuldades colocadas em sua canoa isto será útil para seu desenvolvimento pessoal. Como pescador chefe ele vai decidir jogar fora as coisas prejudiciais e manter as coisas boas para dividir com o resto de sua .família. O chefe também é chamado tautai, O que significa pescador mestre, os Samoanos, possuem uma patriotismo muito forte.

Imagem 1, 8 e 9 pontos:

‘Aso agai pula tama , ‘Aso laiti Aso laiti – Pequenas linhas / costelas. A primeira linha são as suas linhas genealógicas do seu lado paternal que concluem a tafani tapulu. A segunda linha de aso laiti são as linhas genealógicas do seu lado maternal. Concluindo na tafani tau. Mães e irmãs são as suas feagaiga, Eles devem ser sempre respeitadas e têm preferência em primeiro lugar. Alguns aso laiti linhas são os de aventura e realização.

Estas linhas representam a importância da hereditariedade paterna, a atenção que você deve pagar para a sua árvore genealógica. Eles são sinais muito importantes, essenciais para sua existência, porque eles dão às pessoas a consciência de suas raízes.

Imagem 1, ponto 10: tafani tapulu

A faixa preta que fecha as linhas anteriores indica a parte mais forte de uma pessoa, herdado de seu pai. Esta faixa não pode aderir diretamente no meio das costas, não há uma área com pequenos desenhos que representam da parte materna (genealogia materna) Este tatau também afirma a necessidade de trabalhar duro para cuidar das pessoas que estas linhas se referem algo como um compromisso firmado, eis aqui a importância de receber uma Pe’a

Imagem 1, os pontos 11, 12 e 13: ‘Aso agai, ‘Aso laiti e tafani TUE

Linhas 11 e 12, que se referem à genealogia materna, acabar com a tafani TUE (13), símbolo de tudo o que deve ser devolvido para a mãe, a pessoa que lhe deu vida. A figura materna é considerada extremamente importante na cultura de Samoa, foi as mulheres quem fezeram as gerações, toda a raça humana, possível.

Imagem 1, pontos 14-21:

Este grupo de linhas referem-se ao conceito de aprendizagem. Eles estão separados por três faixas pretas que indicam as três fases que se deve percorrer para se tornar um chefe. Antes do advento das escolas em Samoa, um chefe é treinado de acordo com os princípios da cultura de Samoa, na sequência de um processo natural temporais dividido em três etapas: a masculinidade na adolescência, jovens e maturidade. Um sistema de aprendizado que dura vários anos e que se deve apresentar ao chefe os meios para representar a sua família em público, controle de suas propriedades e quaisquer outras pessoas sob sua autoridade. Ser tatuado é obrigatório, é um teste de caráter passar pela dor no processo de ser tatuado amadurecem e os tornam um adulto consciente e responsável.

Imagem 1, os pontos de 16-18-20: saemutu

Estes são três faixas pretas marcando o três componentes que formam cada aldeia: homens jovens, mulheres e chefes. Estes grupos são complementares e integrados, cabe aos chefes de tomarem as decisões e os jovens e as mulheres fazem o que ele diz. Vamos dar um exemplo. Quando uma casa é construída, o chefe paga o custo, mas a aldeia vai fazer a construção real. Os jovens vão construir a casa e as mulheres irá recolher as pedras e as folhas para o telhado. Na realização desta tarefa, cada jovem vai ser observado e, se seu trabalho é satisfatório, ele pode ser tomado em consideração como um chefe.

Antes de começar estas três etapas um homem deve portanto passar por várias fases, realizando tarefas de uso para a sociedade: a recolha de pesca, lenha, etc Desta forma, ele irá atingir os 20-30 anos de idade o chefe vai vê-lo e decidir sobre o momento certo para passar à fase seguinte. Neste momento e por sua própria vontade, ele chamará o Tatuador que fara a tatuagem no jovem. O chefe, então, convocar toda a sua família e anunciar à comunidade que o jovem está passando para a próxima fase. Ninguém pode se recusar a ser tatuado e muitos outros eventos seguem a tatuagem por exemplo, após a nova tatuagem o jovem é autorizado a participar no conselho, dentro dos chefes da casa. Aqui ele vai aprender a kava cerimônia (a Samoan rito) e a arte da oratória.

Durante este período, ele terá permissão para escolhes uma esposa nenhuma mulher vai aceitar o namoro de um homem sem uma tatuagem e o aluno sob o olhar atento do chefe é o solteiro mais cobiçado namoro nunca é feito em privado, ele se manifesta em ocasiões públicas.

Nos tempos antigos, grupos de homens jovens na aldeia seriam convidados por mulheres de um outro aldeia, mas apenas os tatuados foram autorizados a abordar as mulheres, enquanto jovens que não tinha tatuagens só podiam cantar e alegrar mas não dançar. As mulheres sabiam que logo se tornaria um chefe. Jovens sem tatuagens são chamados de barrigas amarelas, sem coragem. Era fundamental para submeter um homem a dor intensa, já que esta é uma prova de força e paciência, antes de se tornar um chefe.

Paciência, na verdade, desempenha um papel muito importante em ser um guia, na medida em que permite que se refletem na maneira correta de resolver um problema.

Imagem 1, ponto 21: ‘Aso tali-itu

Aso taliitu são linhas que sustentam os lados – seus relacionamentos e realizações como uma criança.

Esta linha se junta com o fa’aifo (Imagem 2, ponto 8), que completa os lados. O ‘Aso tali-itu mostra que o que é necessário em termos de responsabilidade para com a família e a comunidade. Significa que as mãos do jovem está pronto para fazer o que é pedido a eles.

Imagem 1, ponto 22: fa’a’ila fa’atautau

Este tipo de preto e branco verificador de bordo mostra as pessoas que as exigências da família e da comunidade tem sido compreendidas e aceitas é uma espécie de exclamação de orgulho ou audácia, o resultado de uma análise pessoal do que foi alcançado, exibido para todos verem.

Imagem 1, ponto 23: atigi vae (Unhas)

As longas filas verticais são destinadas a dar uma sensação de solidez. Os pés devem estar firmemente plantados no chão para ser capaz de lidar com riscos e não fugir em momentos críticos. Vai do acima do joelho, dentro da perna e até a muleta.

Imagem 1, ponto 24: ali’ao fa’amuli ‘

Estes triângulos brancos na coxa se estendem até a zona negra da perna elas indicam as dificuldades e vicissitudes que inevitavelmente se reúne em uma vida, não sentir medo porque há estradas claras mesmo no mar escuro e desconhecido o fundo do oceano é sem luz, existem áreas perigosas, mas também os canais que onde os peixes nadam livremente. Se você olhar para as baleias, por exemplo, elas sempre tomam o mesmo caminho para o Pólo Norte e o mesmo para o pólo sul.

Imagem 1, ponto 25: tapulu tele

A zona negra representa o mar perigoso, simbolizando os deveres que devemos enfrentar. Essa parte se estende desde o frente para o interior da coxa em forma de pente.

Imagem 1, ponto 27: Fusi (Banda)

Esta decoração faz um cinto ou faixa e se junta com o atigi vae (Imagem 1, ponto 23). Em tempos antigos guerreiros usavam uma bandana chamada Fusi em torno da cabeça esta foi usada como um desafio contra os inimigos um sinal de sua força, coragem, familiaridade com o perigo. Vestindo um Fusi significava estar exibindo toda a sua experiência ao longo dos anos.

 

Imagem 1, ponto 1: Va’a (Barco, canoa)

O Va’a (Canoa), que é a faixa preta com cerca de 20 cm de largura em toda a volta com faaulutau em ambas as extremidades indo em direção a frente nas axilas, representa a Aiga (Grande Família) que o portador do tatau deve proteger (com lanças).

Quando os Samoanos praticavam o canibalismo, foi muito menos perigoso viajar por mar do que terra. Assim, o Va’a, Ou navio, é um símbolo de segurança.

Este desenho identifica um aspecto com fortes significados sociais, na verdade, quando um jovem recebe uma Va’a tattoo, ele assume responsabilidades em muitas esferas da vida e em grupo. Ao longo do tempo ele será um chefe, sua família vai confiar-se a ele e servi-lo. Sua canoa será preenchida com coisas boas e ruins oferecidas pelos membros de seu grupo. Ele será o juiz de todos os assuntos e se qualquer disputa ou atrito surgir ele deve estar sempre pronto para resolver o problema. Ele vai ser muito paciente e todas as dificuldades colocadas em sua canoa isto será útil para seu desenvolvimento pessoal. Como pescador chefe ele vai decidir jogar fora as coisas prejudiciais e manter as coisas boas para dividir com o resto de sua .família. O chefe também é chamado tautai, O que significa pescador mestre, os Samoanos, possuem uma patriotismo muito forte.

Imagem 1, 8 e 9 pontos:

‘Aso agai pula tama , ‘Aso laiti Aso laiti – Pequenas linhas / costelas. A primeira linha são as suas linhas genealógicas do seu lado paternal que concluem a tafani tapulu. A segunda linha de aso laiti são as linhas genealógicas do seu lado maternal. Concluindo na tafani tau. Mães e irmãs são as suas feagaiga, Eles devem ser sempre respeitadas e têm preferência em primeiro lugar. Alguns aso laiti linhas são os de aventura e realização.

Estas linhas representam a importância da hereditariedade paterna, a atenção que você deve pagar para a sua árvore genealógica. Eles são sinais muito importantes, essenciais para sua existência, porque eles dão às pessoas a consciência de suas raízes.

Imagem 1, ponto 10: tafani tapulu

A faixa preta que fecha as linhas anteriores indica a parte mais forte de uma pessoa, herdado de seu pai. Esta faixa não pode aderir diretamente no meio das costas, não há uma área com pequenos desenhos que representam da parte materna (genealogia materna) Este tatau também afirma a necessidade de trabalhar duro para cuidar das pessoas que estas linhas se referem algo como um compromisso firmado, eis aqui a importância de receber uma Pe’a

Imagem 1, os pontos 11, 12 e 13: ‘Aso agai, ‘Aso laiti e tafani TUE

Linhas 11 e 12, que se referem à genealogia materna, acabar com a tafani TUE (13), símbolo de tudo o que deve ser devolvido para a mãe, a pessoa que lhe deu vida. A figura materna é considerada extremamente importante na cultura de Samoa, foi as mulheres quem fezeram as gerações, toda a raça humana, possível.

Imagem 1, pontos 14-21:

Este grupo de linhas referem-se ao conceito de aprendizagem. Eles estão separados por três faixas pretas que indicam as três fases que se deve percorrer para se tornar um chefe. Antes do advento das escolas em Samoa, um chefe é treinado de acordo com os princípios da cultura de Samoa, na sequência de um processo natural temporais dividido em três etapas: a masculinidade na adolescência, jovens e maturidade. Um sistema de aprendizado que dura vários anos e que se deve apresentar ao chefe os meios para representar a sua família em público, controle de suas propriedades e quaisquer outras pessoas sob sua autoridade. Ser tatuado é obrigatório, é um teste de caráter passar pela dor no processo de ser tatuado amadurecem e os tornam um adulto consciente e responsável.

Imagem 1, os pontos de 16-18-20: saemutu

Estes são três faixas pretas marcando o três componentes que formam cada aldeia: homens jovens, mulheres e chefes. Estes grupos são complementares e integrados, cabe aos chefes de tomarem as decisões e os jovens e as mulheres fazem o que ele diz. Vamos dar um exemplo. Quando uma casa é construída, o chefe paga o custo, mas a aldeia vai fazer a construção real. Os jovens vão construir a casa e as mulheres irá recolher as pedras e as folhas para o telhado. Na realização desta tarefa, cada jovem vai ser observado e, se seu trabalho é satisfatório, ele pode ser tomado em consideração como um chefe.

Antes de começar estas três etapas um homem deve portanto passar por várias fases, realizando tarefas de uso para a sociedade: a recolha de pesca, lenha, etc Desta forma, ele irá atingir os 20-30 anos de idade o chefe vai vê-lo e decidir sobre o momento certo para passar à fase seguinte. Neste momento e por sua própria vontade, ele chamará o Tatuador que fara a tatuagem no jovem. O chefe, então, convocar toda a sua família e anunciar à comunidade que o jovem está passando para a próxima fase. Ninguém pode se recusar a ser tatuado e muitos outros eventos seguem a tatuagem por exemplo, após a nova tatuagem o jovem é autorizado a participar no conselho, dentro dos chefes da casa. Aqui ele vai aprender a kava cerimônia (a Samoan rito) e a arte da oratória.

Durante este período, ele terá permissão para escolhes uma esposa nenhuma mulher vai aceitar o namoro de um homem sem uma tatuagem e o aluno sob o olhar atento do chefe é o solteiro mais cobiçado namoro nunca é feito em privado, ele se manifesta em ocasiões públicas.

Nos tempos antigos, grupos de homens jovens na aldeia seriam convidados por mulheres de um outro aldeia, mas apenas os tatuados foram autorizados a abordar as mulheres, enquanto jovens que não tinha tatuagens só podiam cantar e alegrar mas não dançar. As mulheres sabiam que logo se tornaria um chefe. Jovens sem tatuagens são chamados de barrigas amarelas, sem coragem. Era fundamental para submeter um homem a dor intensa, já que esta é uma prova de força e paciência, antes de se tornar um chefe.

Paciência, na verdade, desempenha um papel muito importante em ser um guia, na medida em que permite que se refletem na maneira correta de resolver um problema.

Imagem 1, ponto 21: ‘Aso tali-itu

Aso taliitu são linhas que sustentam os lados – seus relacionamentos e realizações como uma criança.

Esta linha se junta com o fa’aifo (Imagem 2, ponto 8), que completa os lados. O ‘Aso tali-itu mostra que o que é necessário em termos de responsabilidade para com a família e a comunidade. Significa que as mãos do jovem está pronto para fazer o que é pedido a eles.

Imagem 1, ponto 22: fa’a’ila fa’atautau

Este tipo de preto e branco verificador de bordo mostra as pessoas que as exigências da família e da comunidade tem sido compreendidas e aceitas é uma espécie de exclamação de orgulho ou audácia, o resultado de uma análise pessoal do que foi alcançado, exibido para todos verem.

Imagem 1, ponto 23: atigi vae (Unhas)

As longas filas verticais são destinadas a dar uma sensação de solidez. Os pés devem estar firmemente plantados no chão para ser capaz de lidar com riscos e não fugir em momentos críticos. Vai do acima do joelho, dentro da perna e até a muleta.

Imagem 1, ponto 24: ali’ao fa’amuli ‘

Estes triângulos brancos na coxa se estendem até a zona negra da perna elas indicam as dificuldades e vicissitudes que inevitavelmente se reúne em uma vida, não sentir medo porque há estradas claras mesmo no mar escuro e desconhecido o fundo do oceano é sem luz, existem áreas perigosas, mas também os canais que onde os peixes nadam livremente. Se você olhar para as baleias, por exemplo, elas sempre tomam o mesmo caminho para o Pólo Norte e o mesmo para o pólo sul.

Imagem 1, ponto 25: tapulu tele

A zona negra representa o mar perigoso, simbolizando os deveres que devemos enfrentar. Essa parte se estende desde o frente para o interior da coxa em forma de pente.

Imagem 1, ponto 27: Fusi (Banda)

Esta decoração faz um cinto ou faixa e se junta com o atigi vae (Imagem 1, ponto 23). Em tempos antigos guerreiros usavam uma bandana chamada Fusi em torno da cabeça esta foi usada como um desafio contra os inimigos um sinal de sua força, coragem, familiaridade com o perigo. Vestindo um Fusi significava estar exibindo toda a sua experiência ao longo dos anos.

Imagem 2, ponto 1: ulutao (Ponta de lança)

Este junta-se com a Va’a. O chefe leva toda a sua família em sua canoa, ele deve cuidar de cada um deles, pronto para repelir todas as ameaças possíveis através de metaforicamente usando a cabeça da lança que ele carrega em seu abdômen.

Imagem 2, ponto 2: fa’a’ila pito Va’a (Luz que ilumina a canoa)

Colocada no final do barco, este é um símbolo de iluminação. É um sinal de brilho, feito em branco em um fundo preto, como se o sol estivesse saltando fora das Va’a este efeito é chamado fa’a’ila.

Quando falam com seus parentes, chefes Samoanos usam metáforas e provérbios. O fa’a’ila mostra a plena consciência da pessoa que o Va’a, Então a família está consciente de ser capaz de confiar-se completamente ao seu chefe.

Então, Va’a, ulutao e fa’a’ila compõem o conceito de responsabilidade que o chefe tem adotado para com a família e sua segurança.

Imagem 2, ponto 3: ulumanu (Cabeça de pássaro)

Esta decoração no interior da coxa significa sabedoria e perspicácia.

Imagem 2, ponto 8: ‘Aso fa’aifo

Aso fa’aifo – Linhas curvas, posto que significa e seu compromisso com a sua mãe e pai AIGA (Família).

Isto é feito para ligar todos os vários elementos e para cobrir a zona púbica é um padrão claro e preciso que significa que você está pronto para “pescar” o que quiser.

Imagem 2, ponto 25: fa’a’ila tapulu

O pente continua dentro da coxa, numa espécie de abraço, concentrando forças para enfrentar o perigo e aniquilar o medo.

Imagem 2, ponto 27: Fusi (Banda)

Esta decoração faz um cinto ou faixa e se junta com o atigi vae (Imagem 1, ponto 23). Em tempos antigos guerreiros usavam uma banda chamada Fusi em torno da cabeça. Este foi concebido como um desafio contra os inimigos, um sinal de sua força, coragem, familiaridade com perigo. Vestindo um Fusi significava exibindo toda a sua experiência ao longo dos anos.

Imagem 2, ponto 31: ulumanu (Cabeça de pássaro)

Esta decoração no interior da coxa significa sabedoria e perspicácia.

pontas de lança

Galeria de Imagens Samoana

Aqui temos algumas imagens de Tatuagens no estilo Samoano que foram feitas pelos tTatuadores da Good Luck Tattoo