A Lenda de \”KENA\”
Esta lenda Marquesan Ć© em torno das faƧanhas de um dos herĆ³is mais reverenciados, Kena Ć© personificado por um herĆ³i, sempre que vemos alguĆ©m tatuado com este motivo, Ć© quase sempre seus esboƧos sĆ£o feitos no estilo de tatuagem PolinĆ©sia moderna, e quando se perguntado a respeito de seu significado, as respostas sĆ£o as mais desencontradas nĆ£o chegando a realidade de seu real significado, (Baseado em lendas Nativas).
E o motivo disto Ć© por conta do efeito manada, um tatuador lĆŖ em algum canto da internet e repassa sem confirmar a veracidade do qu esta lendo ou checar a credibilidade de quinam escreveu sobre aquilo.Kena, que se tornou um herĆ³i por causa de sua forƧa, coragem, tenacidade e, finalmente, sua sagacidade, Ć© quase sempre incluĆdo no tatuagem Marquesan tradicional, assim como outros elementos de relevĆ¢ncia para os PolinĆ©sios ele esta presente quase sempre.
Como as deusas Samoanas gĆŖmeas de tatuagem, Tilafaiga e Taema, (isso contaremos em outro post) Kena ganhou seu nome por sua associaĆ§Ć£o com a tatuagem. Claro que sua lenda Ć© um drama fantĆ”stico de conflitos, assim como a maioria das lendas da Polinesia, mas essa em especial por se tratar de um Semi Deus termina de forma triste.Eu acredito que ele tenha alcanƧado o patamar que ele possui dentro do contexto de elemento Tatuavel, por sua dualidade de ser tanto corajoso e destemido, ao mesmo tempo, sucumbindo Ć s indiscriƧƵes de comportamento mortal, e desta forma alcanƧando sua posiĆ§Ć£o como talvez o mais cĆ©lebre dos herĆ³is Marquesans.
Sua legenda Ć© como se segue:
O herĆ³i mortal, chefe da Hivaoa (uma ProvĆncia), Te Aa lidera uma expediĆ§Ć£o para o Submundo do Havai para lutar contra o seu governante \”Tu Tonga\”, no final da batalha, Tu Tonga presenteia a Te Aa com suas duas irmĆ£s, que se tornam as esposas de Te AA.Ao passar do tempo Te Aa fica preso no submundo do Hawai enquanto suas esposas sobrenaturais conseguem escapar e voltar para Hivaoa.
Uma mulher dĆ” Ć luz Kena enquanto o outro dĆ” Ć luz Tefio.Quando Kena e Tefio crescem, se casam entre si.O casamento vai mal porque Kena Ć© viciado em surf, e o inicio do final triste comeƧa justamente ai. Ā ApĆ³s 10 dias de surfando continuamente Kena comeƧa a apodrecer e torna-se coberto com crescimento de algas, musgos e um mau cheiro.
Tefio que ja lhe havia advertido varias vezes sobre sua compulsĆ£o pelo Surf o deixa para juntar-se com outro homem, (Toee).
Kena nĆ£o se abate e passa a passar maior parte do tempo em uma piscina de Ć”gua doce que ele construiu revestida de pedras e um a montante do outro, com um pequeno riacho que corre entre ela (Piscina).
Passado algum tempo apĆ³s ter se curado de suas enfermidades causadas pelo longo perĆodo que passou surfando e novo em folha, Kena ouve que os dois filhos de um chefe vizinho estĆ£o sendo tatuados.
Sendo cria de criaturas sobrenaturais usa seus dons adquirirmos e seqĆ¼estra o Tohunga (Tatuador) para garantir que ele serĆ” tatuador primeiro com os motivos mais originais ele queria ser o primeiro a ter motivos que nĆ£o fossem copiados, seu receio Ć© que o Tatuador tatua-se modelos de importĆ¢ncia na cultura PolinĆ©sia em outras pessoas e ele queria ser o detentor dessas marcas ante de todos.
Depois de ser tatuado ele retorna para casa de sua mĆ£e, em seguida acontece uma festa para a exibiĆ§Ć£o de suas tatuagens e nesta festa comparecem Tefio e seu novo marido. Tefio se apaixona por Kena novamente e eles planejam fugir mas isso nĆ£o se consuma e passam a se encontrar mas nĆ£o podem fazer amor, porque eles sĆ£o Ā contra a traiĆ§Ć£o. Isso acontece novamente e novamente atĆ© Tefio fica doente e canta seu lamento funeral, que torna-se um mantra de canto na cultura PolinĆ©sia atĆ© hoje.
Ela entĆ£o morre!
Depois de muitas outras aventuras, Kena retorna ao Havai para se encontrar com Tu Tonga, irmĆ£o de sua mĆ£e que havia a presenteado como suvenir sua mĆ£e a seu pai enfurecido e com sangue pisado por tudo que se sucedeu ele luta com Tu Tonga e quebra os dentes de Tu Tonga de modo que ele nĆ£o pode mais comer homens.
O fim trĆ”gico de uma morte sem nenhum glamour se da quando Kena, torna-se seduzido pela visĆ£o de mulheres que o provocam de cunho erĆ³tico e ele seduzido deixa-se sucumbir cai em um poƧo profundo e morre, uma morte medĆocre a um herĆ³i de tantas faƧanhas.
Para os Polinesios Kena, Ć© uma alma condenada antes mesmo de nascer sua relaĆ§Ć£o com \”Po\” (a escuridĆ£o, o lugar onde Deus e antepassados habitam local de toda a criaĆ§Ć£o), e sua conexĆ£o com \”Tu Tonga\” dĆ£o todas as indicaƧƵes de que o destino deste indivĆduo sĆ³ pode acabar mal.
No entanto, durante sua vida, ele se destacou em viver como mortal Surfou, perturbou a esposa, roubou, teve romance extra conjugal, vingou-se, sĆ£o todas essas as facetas relacionĆ”veis da condiĆ§Ć£o humana.
Por ele possuir sangue divino, suas aƧƵes, foram definidas como um tĆpico mortal falho e talvez seja por isso que ele era uma figura tĆ£o importante pois passava a visĆ£o que Deuses tambĆ©m pecam.
Se vocĆŖ pensar sobre isso, tais contos de hĆbridos de mortais e seres divinos, sucumbindo a seus prĆ³prios defeitos mortais devassos Ć© repetitivo ao longo de sua histĆ³ria.
No final, Kena Ć© āseduzidoā por mulheres devassas, cai em um poƧo profundo e morre.
Voltando ao sĆmbolo de Kena, ao contrĆ”rio de muitos dos outros herĆ³is Marquesans representados nas tatuagens (que sĆ£o apenas sĆmbolos que sĆ£o referidos como um herĆ³i ou herĆ³is) Kena e sua imagem Ć© quase sempre composto por \”Kena em seu banho\”.
Era em seu banho que Kena inventa suas tramas, para conquistar sua esposa de volta, para āre-consumarā o seu amor, era o lugar onde ele realiza seus sonhos, assim como tomava consciĆŖncia de seus fracassos. Era em seus banhos que Kena planejava seu destino.
A primeira imagem acima da esquerda para direita Ć© a versĆ£o mais simplista de Kena em seu banho ela Ć© a pequena e tem o formato de um \”T\” no centro do invĆ³lucro adiante Ā o motivo evolui, ganha embelezamento a tal ponto que se torna abstrato e Ć© ai que entra os ornamentos da tatuagem \”Polynesia Moderna\” onde eu (Janser Olicio) particularmente construo continuamente formas abstratas baseado sempre nos desĆgnios que esta lenda tĆ£o importante para os Marquesans nĆ£o perca seu sentido lendĆ”rio, que os valores de Kena sejam passados com relatividade aos preceitos que meus clientes procuram exemplificar como sĆmbolos de positividade em suas tatuagens.