Cultura Maori Desenho e Significados

- Maori - Perda de Pai ou Mãe

 

Esse projeto é um dos mais significativos e emocionais dos projetos em estilo Maori aqui no site, ele retrata a dor da perda de um ente querido, que é a perda de um pai ou uma mãe, só quem perdeu sabe o tamanho da dor que se carrega para sempre, sem tréguas, essa dor nos faz sofrer abruptamente dia a pós dia, odiando a morte e tendo-a como nossa maior inimiga, nos revoltando e fazendo com que não aceitemos essa perda. Em forma de uma tatuagem podemos dar nossa mensagem a Senhora Morte.

Foi pensando nessa dor que veio a sintetização desse projeto, e a maneira que irei esclarecê-lo, essa tatuagem em estilo Maori serve como uma homenagem que será carregada para sempre e mostrara para "Morte" que: “Pode ela tirar-me alegria de velos todos os dias, mas apaga-los de minha pele isso não poderá fazer”

Imagem (1) Cruz, maneira de representar de forma ambígua o amor e o sofrimento, o Amor esta na forma que a cruz foi criada, ou seja ela esta formada a partir de um nucleo (onde esta a cabeça da tartaruga Imagem 2) dando a alusão de um Sol, (o mesmo formato do Sol da bandeira das Filipinas, Veja) e seus raios, e o sofrimento que é o significado literal da cruz depois de Cristo.

Imagem (2) Vemos a cabeça da Tartaruga circundada por ondas que nesse caso ondas aqui passam a representar o oceano. O oceano é uma segunda casa para as pessoas da Polinésia, e um lugar de descanso quando eles saem para a sua última viagem (morte) tartarugas são quem os orientas nessa partida rumo ao seu destino. (Tudo que irei narrar nesse projeto é com base na mitologia Polinésia  que é o que eu mais estudo e entendo.)

Imagem (3) Temos um Ipu, isso mesmo, essa imagem em formato de 2 arcos um defronte para o outro interligados chama-se Ipu e é um símbolo que representa os antepassados mais próximos, tem vários sentidos o que vai determina-los é a forma e local que ele é colocado, tem sempre significados associados, todos relacionados com a vida e sua força geradora: é um símbolo de fertilidade e do nascimento e é usado para representar pai ou mãe também.

Imagem (4) Vemos dois pássaros, é a representação do Pai e Mãe quando em vida, a convivência que tiveram. Na Polinésia certos pássaros quando acasalados são para a vida toda, quando um deles era ferido em uma caçada o companheiro vinha em sua salvação e tentava cobri-lo com suas asas, a fim de protegê-lo (a), mesmo que isso pudesse significar ele ser capturado.
Por esta razão a concepção de dois pássaros em conjunto ou enfileirados simbolizam uma união eterna de companheirismo.

Imagem (5) Esses são chamados de “Enata”, enata são figuras  que tentam imitar a condição humana, são humanoides que tem suas mão levantadas, e um ao lado do outro representam a união familiar com as mão levantadas passam o sentido de alegria e felicidade, a felicidade que essa família teve ao lado desse ente que se foi, mas deixou a lembrança da felicidade que foi tê-lo ao lado.

Imagem (6) Essa imagem circunda em torno da cruz e da tartaruga é a ponta de lança, pontas de lança é o símbolo do guerreiro (a), o guerreiro que (a) criaou sua prole com força e determinação.

Imagem (7)  Simboliza o Sol, o cíclico nascer e o pôr do sol geram o conceito de retorno contínuo, de eternidade, que encontra um paralelo no motivo em espiral em formato de torção- imagem (9) que se encontram no einicio e  a abaixo na Cruz, esse espiral tem forte significado nesse projeto eles  simbolizam o amor eterno e união. Eles representam duas vidas que mesmo separadas (por exemplo, para uma viagem para o além mundo) sempre irão ficar juntas no final, essa simbologia nos abranda do sofrimento, nos faz lembrar que a dor que hoje sentimos é passageira, na eternidade não haverá sofrimento.

Imagem (8) Perceba que essas são as extremidades superior de uma arraia, o sol (7), formam o corpo dessa arraia e (8) são as extremidades laterais da arraia, no final , (7), vemos as barbatanas da arraia, Arraia simbolizam elegância, beleza, sabedoria as qualidades que todo filho vê em seus pais independente de qualquer coisa.

Imagem (9) São as já citadas "torções" ou “Twist”.  Eles representam duas vidas que, mesmo separados, (por exemplo, para uma viagem para o além mundo) sempre irão ficar juntas no final.

Imagem (10) São dentes de tubarão, simbolizam foça e tenacidade, a força e a tenacidade passada pelo ente quando em vida, para que aprendêssemos a superar todas as adversidades, é a mensagem que todo pai ou mãe sempre quer transmitir a seus filhos, e aqui mostramos que esse aprendizado foi entendido.

Imagem (11) O local para ser colocado a inicias.

Imagem (12) Nesse projeto simboliza uma trança. Tranças e cordas também representam ancestralidade, união, com suas fibras entrelaçadas como as relações entre parentes. À medida que a trança é muito mais forte do que uma única fibra, uma comunidade é muito mais forte do que os seus elementos individuais e quando as fibras unidas em conjunto, a corda mais forte será.

Imagem (13) As barbatanas da tartaruga que estão aqui desenhadas com muitas ondas simbolizam, varias mudanças, formadas a partir de varias e infinitas ondas, aqui representam as mudanças que a vida nos traz e as que virão,  mostrando que estamos cientes, e as superaremos, pois quando existe a união da família (tartaruga), não existe nada que não poderemos superar.

 

Obs: Eu tenho como modificar esse projeto e coloca-lo em reverencia a perda de um amigo ou familiar, descaracterizando a imagem de pai ou mãe, modificando ele para que represente a perda de outra pessoa.

  

Tatuadas por: "Janser Tattoo"

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro